Por que os homens fogem de Compromissos?
O Universo Masculino tem sido um Enigma para a Maioria das mulheres, e imagino que assim como uma menina de 15 anos tem dificuldades de captar o funcionamento do comportamento masculino, as mulheres de 40 também estão com as mesmas dificuldades.
O que será que nos distancia da Compreensão plena do Universo Masculino?
O maior medo dos homens tem sido desde que me conheço por Mulher, a tal fobia por Compromisso, mas o que é assumir um compromisso na cabeça masculina?
Ontem conversando na sala de casa, abordamos este assunto, por que será que os homens fogem do Compromisso?
Será que as mulheres estão mostrando com gentileza o quanto é maravilhoso um relacionamento que só se aprofunda, que com a convivência só traz mais força e prazer para ambos? Estamos nós mulheres, acolhendo este medo? Temos paciência e respeito ao Universo Masculino? Afinal, no momento atual, o masculino ainda possui raízes machistas e patriarcais, e a maioria dos homens fica à mercê deste medo quase arcaico.
Como ajudá-los a enfrentar o medo do Amor, do Apaixonar-se, da falta de controle sobre os sentimentos, a entrega total ao prazer e ao outro?
Imagino que muitas mulheres aderem ao tal jogo do poder, que são aqueles joguinhos do faz de conta que não nos importamos, demonstrar aquela indiferença quando na verdade gostaríamos de ligar e enviar mensagens de saudades e carinho. Acho que estes jogos em minha análise, é uma agressão profunda ao nosso Universo Feminino, e de certa forma estamos contribuindo para a rigidez do Universo Masculino. Quando ao contrário deveríamos acolher: o Medo de ambos, deveríamos ser o receptáculo do Amor, do Prazer, da Entrega ao Vínculo Profundo.
Os homens fogem do Compromisso? Sim, para a grande maioria dos homens que não reflete sobre os profundos mitos e estereótipos masculinos, acabam repetindo o padrão comum… e qual é? Do homem Herói e Guerreiro, o que luta, conquista e ainda quer ser reconhecido pela conquista. E neste momento, se a mulher não reconhece este estereótipo, ou não se deixa ser a presa e conquistada, de nada ele terá prazer de conquistá-la. Imagino a revolta da maioria de nós mulheres, de termos que fingir em sermos a presa? Como lidar com o Arquétipo do Guerreiro? Em primeiro lugar é não entrar na guerra ou Luta, pois Amor verdadeiro não combina com pressão, ou luta de poder! Liberte-se do Medo, confie em um masculino Guerreiro em outros aspectos: o que sustenta e protege!
A maioria dos homens sentem que Relacionamento é sinônimo de prisão, de falta de liberdade, de falta de ar… Por que eles se sentem assim? Se existe esta fobia masculina de prisão, é porque de alguma forma nós mulheres no passado, ou presente, os aprisiona e tolhe a sua liberdade. Aqui entendo que historicamente foi por Medo e por necessidade de controle. Mas a questão é que estamos nos novos tempos, e nenhuma mulher ou homem deseja perder sua liberdade de expressão, a sua liberdade última de Ser. Então vamos quebrar juntos este estrutura do Controle?
Então, voltando a questão da Conquista… vem o tal dilema, temos que nos tornar difíceis para sermos aceitas em um compromisso, em um Relacionamento, namoro e Casamento? Os homens precisam mesmo achar que as mulheres difíceis, castas, boas moças é que são as ideais para Casar? Quantos valores velhos e ultrapassados ainda trazemos para a vida contemporânea, é quase ridículo todo este drama do Amor.
Em algum lugar da minha Alma, acredito que o Fenômeno Amor vai além de todas estas estruturas culturais e sociais, vai além deste Arquétipo do guerreiro e da Donzela que aguarda o Príncipe Encantado. Acredito que o encantamento vêm com o tempo, com o respeito entre dois seres que vão se conhecendo na Luz e na Sombra. O Mito de Eros e Psique traz em si todo o grande processo de entrega, todas as tarefas que o Feminino atravessa para conquistar o Amor – Eros.
Por que os homens fogem do Compromisso, porque primeiramente nós mulheres estamos estagnadas neste preceito, cultuamos inconscientemente que assim é, e acabamos também reproduzindo este medo coletivo, que Jung profere, em nosso Inconsciente Coletivo.
Que nós mulheres sejamos livres do medo da fuga, do medo de abandono, do medo do desprezo, do medo de não agradarmos, do medo de não casarmos, do medo de não termos um companheiro… infinitos medos que nasceram de um Medo único, vamos desconstruir tudo isso juntos? Homens que fogem devem sempre se perguntar do que fogem? A mim parece o medo de conhecer a Natureza profunda da Mulher, aquela alma instintiva, aquela alma selvagem. O verdadeiro guerreiro arquetípico se funde à alma selvagem e faz o seu coração pulsar, pois na tradição Hindu, Shiva sustenta a Shakti, e assim o Universo se integra.
Por que os homens fogem? Talvez eles fujam porque negam a sua parte feminina, negam que precisam dela para respirar!
Que aprendamos juntos, homens e mulheres a cultivar o Relacionamento Sagrado, e que o compromisso não seja pelos olhos do Ego, mas pela atração da Alma!!!
Texto de Janaina Leopardi – Psicóloga, Gineterapeuta e Arteterapeuta